Para a versão 10 e posterior do IP Office, o serviço do portal também está instalado por padrão no servidor secundário IP Office Server Edition. Isso permite que esse servidor secundário atue como servidor do portal para usuários quando, por algum motivo, o servidor primário não estiver disponível.
•A resiliência do portal é suportada no modo IP Office Server Edition Select. A resiliência do portal também pode ser configurada ao usar IP Office Application Server no lugar do serviço de portal do servidor primário ou secundário.
•Nos sistemas de modo non-Select que foram alterados para o modo IP Office Server Edition Select, pode ser necessário reiniciar os serviços do portal para disponibilizar as configurações de resiliência. De modo semelhante, pode ser necessário reiniciar os serviços do portal após a primeira configuração de resiliência do portal na configuração do sistema IP Office.
•A resiliência somente é suportada entre servidores primários e secundários que executam a mesma versão do software do portal.
•Durante a operação normal (ambos os servidores em execução e conectados), as alterações do usuário e do administrador no servidor primário são sincronizadas automaticamente para o servidor secundário. Entretanto, durante a resiliência, as alterações feitas em qualquer um dos servidores não são sincronizadas e podem ser perdidas quando eles retornarem à operação normal.
•Atualmente as conferências agendadas são uma exceção ao exposto acima. Conferências agendadas no servidor primário não ocorrem durante a execução em failover. Conferências agendadas no servidor secundário são perdidas mediante a ocorrência de um failback.
•Na visualização da plataforma (painel de controle da web) de cada servidor:
•o servidor de portal ativo é exibido como 'Disponível' (um ícone verde).
•o servidor de portal passivo é exibido como 'Iniciando' (um ícone amarelo).
•Aplicativos clientes do portal, como o one-X Portal Call Assistant, não são redirecionados automaticamente. O usuário precisa digitar o endereço do servidor secundário para poder fazer logon.
Quando a resiliência do portal está configurada:
•Em falha do portal do servidor principal
Se o serviço de portal do servidor principal parar por algum motivo, o serviço de portal no servidor secundário se tornará disponível automaticamente.
•Usuários que estejam logados no portal no servidor principal poderão fazer o logon novamente no servidor secundário.
•Se o serviço do IP Office primário ainda estiver em execução, esses usuários do portal serão redirecionados automaticamente.
•Se o usuário não tiver acessado o servidor secundário do portal, poderá ter que aceitar o certificado de segurança ou criar uma exceção que irá interromper a reconexão automática.
•O mesmo se aplica para usuários que foram registrados em um dos clientes de portal, como o Outlook Plug-in
•Os novos usuários que desejam fazer o logon deverão usar o endereço do servidor secundário.
•Em falha no IP Office do servidor principal:
Se o serviço IP Office do servidor principal for interrompido por algum motivo, os serviços do portal serão automaticamente transferidos ao servidor secundário, como acima.
•Quando o núcleo do IP Office não estiver ativo, os usuários que pertencem ao núcleo do IP Office não podem atualizar ou excluir contatos pessoais do miniaplicativo do diretório do portal.
•Em falha na rede:
Se a conexão de rede entre o servidor principal e secundário falhar por algum motivo, ambos os servidores se tornarão ativos e poderão ser logados. Mais uma vez, as alterações de usuário e administrador no servidor do portal secundário não serão copiadas para o principal quando a conexão da rede for recuperada. É chamado de "Modo Autônomo".
•Em recuperação do portal do servidor principal:
Quando o serviço de portal do servidor principal estiver disponível novamente, o serviço de portal do servidor secundário para de suportar o logon.
•Usuários que estejam logados no portal no secundário serão automaticamente redirecionados para fazer o logon novamente no servidor principal.
•Os usuários que estavam logados em um dos clientes do portal, como Outlook Plug-in, serão automaticamente conectados ao servidor primário.
•Os novos usuários que quiserem fazer logon são redirecionados para o principal.
•Em recuperação no IP Office do servidor principal:
Quando o serviço IP Office do servidor principal estiver disponível novamente, o serviço do portal voltará automaticamente ao servidor principal, como acima.
Para configurar a resiliência:
1.Ativar o Modo de link CTI centralizado
Ambos os servidores do portal precisam estar definidos para usar o modo de link CTI centralizado. Este é padrão para uma nova instalação, mas precisa ser ativado manualmente para os sistemas existentes atualizados para o IP Office versão 10 ou superior.
a.O modo link CTI centralizado é ativado através do menu Link CTI central.
b.Se a configuração for alterada, o serviço do portal precisará ser reiniciado para que a alteração entre em vigor.
c.A configuração precisa ser ativada tanto no servidor principal quanto no secundário.
2.Habilitar resiliência do servidor do portal
O servidor do portal principal precisa ser configurado para resiliência através de seus menus de Configuração de Resiliência .
3.Reinicie os serviços do portal
Se alguma alteração tiver sido feita nas etapas acima.
4.Habilitar portal de volta aos troncos de rede
Os troncos SCN entre os servidores IP Office principal e secundário precisam ter a configuração para o backup de portal habilitado.
a.Usando IP Office Manager, carregue a configuração a partir dos sistemas IP Office do IP Office Server Edition.
b.Nas configurações do principal, localize a linha IP Office do sistema IP Office principal para o secundário.
c.Na guia Linha, nas Opções Resiliência SCN, verifique se Suporta Resiliência e Backups em meu one-X Portal estão selecionados.
d.Salve as alterações de configuração.